Concursos de recrutamento centralizado para a Administração Pública
Emprego público: está aberto o recrutamento centralizado para 1000 novas vagas na carreira geral de Técnico Superior na Administração Pública.
20.10.2023 - Data da abertura dos Procedimentos Concursais Centralizados para constituição de reservas de recrutamento para exercício de funções correspondentes às da carreira e categoria de técnico superior.
O recrutamento será feito através de Procedimentos Concursais Centralizados, realizados pela Direção-Geral da Administração e do Emprego Público (DGAEP), na qualidade de Entidade de Recrutamento Centralizado.
Os candidatos em reserva de recrutamento centralizado poderão aceder aos próximos procedimentos de ofertas de colocação em órgãos e serviços públicos implantados de norte a sul do país.
Destinatários
O recrutamento destina-se a licenciados à procura do primeiro emprego ou de uma nova experiência profissional nas áreas jurídica, económica, financeira, de gestão patrimonial e de planeamento, controlo e avaliação de políticas públicas.
Requisitos de candidatura
São requisitos gerais:
• 18 anos de idade completos;
• Não inibição do exercício de funções públicas ou não interdição para o exercício daquelas que se propõe desempenhar;
• Robustez física e perfil psíquico indispensáveis ao exercício das funções.
É requisito especial:
• Nível habilitacional legalmente exigido, conforme Aviso de Abertura.
Só serão considerados os graus académicos concluídos até à data limite de submissão da candidatura.
PERFIS PROFISSIONAIS
Os perfis profissionais em concurso no Procedimento Concursal Centralizado enquadram-se na carreira de Técnico Superior e correspondem às seguintes áreas:
Análise Económica - licenciatura dentro das áreas de educação e formação Economia.
Financeira - licenciatura dentro das áreas de educação e formação Gestão e Administração, Contabilidade e Fiscalidade ou Economia.
Gestão Patrimonial - licenciatura dentro das áreas de educação e formação Eletricidade e Energia, Construção Civil e Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Arquitetura e Construção ou Metalurgia e Metalomecânica.
Jurídica - licenciatura em Direito.
Planeamento, Controlo e Avaliação - licenciatura dentro das áreas de educação e formação Gestão e Administração ou Sociologia e outros estudos.
Candidaturas
O Procedimento Concursal Centralizado decorre integralmente online, no novo Portal Emprego Público em https://www.empregopublico.gov.pt/
Candidaturas até 6 novembro 2023.
O Procedimento de Recrutamento Centralizado
O Recrutamento Centralizado é uma modalidade de procedimento concursal que visa dotar a Administração Pública de recursos humanos qualificados, salvaguardando o mérito, a eficiência e a transparência.
O procedimento de recrutamento centralizado é assegurado pela Direção-Geral da Administração e do Emprego Público (DGAEP).
Tendo por base o levantamento das necessidades de vários órgãos e serviços públicos, implantados de norte a sul do país, o processo de recrutamento centralizado e seleção de candidatos desenvolve-se em dois momentos principais:
- O procedimento concursal centralizado para constituição de reserva de recrutamento – este procedimento visa a constituição de uma reserva, resultante da aplicação dos métodos de seleção;
- O procedimento de oferta de colocação do candidato – nesta fase, os candidatos na reserva de recrutamento centralizado têm a oportunidade de se candidatar aos postos de trabalho em oferta.
+ ARTIGOS DE INTERESSE