Abertas as candidaturas das empresas interessadas em participar no projeto-piloto
Portugal promove um Estudo Piloto sobre a Semana de Quatro Dias de Trabalho, a realizar durante seis meses em empresas do setor privado, com o objetivo de avaliar os impactos desta modalidade de gestão do horário laboral, nas empresas, nos trabalhadores e nas suas famílias.
A semana de quatro dias como prática de gestão – sem corte de salário e com redução de horas semanais (distinta do trabalho a tempo parcial ou da semana concentrada) – tem sido adotada por diversos países com o objetivo de aumentar a produtividade e a competitividade, bem como promover o bem-estar dos trabalhadores reduzindo, por exemplo, o stresse e o burnout.
Experiência piloto em Portugal em 2023
Será aberta a todas as empresas (do setor privado) que desejem participar e é inspirada nas experiências-piloto conduzidas recentemente no Reino Unido, Irlanda, Estados Unidos, Canadá, Austrália e Nova Zelândia, organizadas pela 4-Day Week Global. Em Portugal, será aberta a oportunidade de participar neste piloto a qualquer empresa do setor privado que esteja interessada.
Durante três a quatro meses, serão conduzidas várias sessões de esclarecimento dirigidas às empresas para explicar como vai decorrer o estudo.
No final deste período, as empresas registam-se para participar numa experiência-piloto da semana de quatro dias, com uma duração de seis meses, voluntária e reversível, com o apoio expresso dos trabalhadores.
As empresas podem manifestar o seu interesse na participação do Programa-Piloto na página do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP).
O IEFP promove sessões de esclarecimento nas seguintes datas:
- 18 de novembro - 15h00
- 5 de dezembro - 15h00
- 16 de dezembro - 15h00
- 6 de janeiro - 15h00
- 20 de janeiro - 15 h00
Mais informações em: https://www.iefp.pt/projetos-e-iniciativas?tab=programa-piloto-semana-de-4-dias