Governo implementa novas medidas para compensar aumento dos preços da energia
«O Governo decidiu adotar medidas extraordinárias para ajudar as famílias a enfrentar este aumento histórico dos preços», compensando o aumento dos preços dos combustíveis, apoiando os transportes coletivos e atenuando o aumento do preço do gás, disse o Ministro de Estado e das Finanças, João Leão, numa conferência de imprensa conjunta com o Ministro do Ambiente e da Ação Climática, Matos Fernandes, em Lisboa, 4 de março 2022.
- Manter, até 30 de junho, do mecanismo de devolução do ISP do valor do acréscimo da receita em IVA decorrente do aumento do preço dos combustíveis;
- Manter, até final de junho, a suspensão do aumento da taxa de carbono;
- Aumentar, durante o mês de março, de forma extraordinária o valor do AUTOvoucher de 5 euros por 20 euros por beneficiário.
Lançado no início de novembro do ano passado, o AUTOvoucher consiste na atribuição de um reembolso até então de 10 cêntimos por litro até ao limite de 50 litros mensais de combustível aos consumidores registados na plataforma IVAucher, sendo o valor (equivalente a cinco euros) pago com o primeiro abastecimento do mês.
A medida foi desenhada para durar durante cinco meses - de novembro de 2021 a março de 2022 -, tendo ficado definido que, caso o consumidor não faça qualquer abastecimento num mês, o apoio previsto 'desliza' e acumula com o valor do(s) mês(es) seguinte(s).
João Pedro Matos Fernandes, Ministro do Ambiente e Ação Climática, apresentou medidas para os transportes coletivos. Autocarros e táxis também terão benefícios, pelo que o Governo vai pagar 30 cêntimos por litro de combustível.
"Este pagamento é concretizado através do Fundo Ambiental e por candidatura, havendo um pagamento à cabeça", disse. O apoio será alargado aos autocarros de gás natural, beneficiando do mesmo valor.