Segurança Social atribuirá o apoio alimentar através de Cartões Sociais eletrónicos
Foi hoje publicada a Portaria n.º 14/2022 que cria e regula o Programa Cartões Sociais, que permitirá às famílias mais carenciadas acederem a um cartão eletrónico, patrocinado pelos fundos europeus, para comprarem os seus próprios alimentos em estabelecimentos comerciais aderentes.20-01-2022.
A Segurança Social tem várias respostas sociais, com o objetivo de ajudar as pessoas e famílias mais carenciadas. Entre os serviços disponibilizados, está o apoio alimentar.
O Programa Cartões Sociais permitirá simplificar o acesso ao apoio alimentar por parte das famílias carenciadas.
Os destinatários poderão utilizar esses cartões em qualquer rede de estabelecimentos que venham a aderir ao Programa Cartões Sociais, estando a utilização do cartão limitada à aquisição dos bens elegíveis no âmbito do Fundo de Auxílio Europeu às Pessoas Mais Carenciadas (FEAC).
Os cartões serão recarregados com uma periodicidade, no mínimo, mensal, com um determinado montante financeiro transferido pelo Instituto da Segurança Social. A utilização do cartão eletrónico servirá apenas para a aquisição de bens alimentares, estando proibida a aquisição de bens como bebidas alcoólicas e tabaco.