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Autoridade para as Condições do Trabalho: o que é e para que serve


A Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) é um serviço do Estado que visa a promoção da melhoria das condições de trabalho em Portugal.




A Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) é um serviço de pro​moção da melhoria das condições de trabalho, prevenção, controlo, auditoria e fiscalização​, integrado na administração direta do Est​ado, através da:

  • Fiscalização do cumprimento das normas em matéria laboral;
  • Promoção de políticas de prevenção dos riscos profissionais;
  • Controlo do cumprimento da legislação relativa à segurança e saúde no trabalho.

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Quem pode pedir informações à Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT)?

  • O/A trabalhador/a.
  • O/A empregador/a.
  • O/A representante do/a trabalhador/a.
  • Qualquer outra pessoa interessada.



Pode pedir informações à ACT se precisar de esclarecer dúvidas sobre:

  • contratos de trabalho – cessação de contrato de trabalho, remunerações, salários em atraso
  • faltas, férias, feriados
  • horário de trabalho
  • isenção de horário de trabalho
  • trabalho a tempo parcial
  • trabalho noturno
  • trabalho por turnos
  • trabalho suplementar
  • parentalidade
  • fiscalização das condições de trabalho, saúde e higiene no local de trabalho
  • ...entre outras.


A ACT está sediada em Lisboa e atua em todo o território continental, dispondo de 32 serviços desconcentrados​ – centros locais e unidades locais – com competência inspetiva e de promoção da segurança e saúde no trabalho.​

Para mais esclarecimentos consulte o Portal da ACT

Para entrar em contacto com a ACT consulte as formas e locais de atendimento AQUI.


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